,

Dica quente: onde comer bem pertinho da Escadaria Selarón

Seus 215 degraus são uma parada obrigatória em qualquer visita ao Rio. Mas a obra mosaic-idílica do chileno Jorge Selarón tem ares de pesadelo. Não passa um dia sem que a escadaria gigante seja tomada de assalto por caminhões de turistas. Vá bem cedo pela manhã para evitar a multidão. Ou melhor, na hora do almoço — e aproveite para se deliciar naquele que é, sem dúvida, um dos melhores restaurantes indianos da cidade.

14h – 5 de abril de 2025 – Lapa, Rio de Janeiro

Já faz duas horas que estou morrendo de fome, estou na fase aguda da busca por um lugar pra comer. O problema: o lugar que marquei fica na Escadaria Selarón. Já estou surpresa, porque não é exatamente aos pés do Coliseu que se encontra a melhor carbonara, né? Mas vamos tentar mesmo assim. Depois, vai ser preciso enfrentar a multidão.

Lá estão eles: camiseta da Seleção, óculos de ciclista, iPhone na mão. Formam uma fila estressada, na esperança de garantir a próxima foto de perfil no Insta. “Rio, you have my heart”. Desculpa, não tô dizendo que sou uma turista melhor que os outros, mas… na real, tô sim. Porque eu vou te dar a dica de onde comer bem hoje no almoço.

É só subir a escadaria, uns cinquenta degraus, e ali, escondido atrás de uma barraca de caipi: Hoje Tem Curry!

No meio da muvuca, um pátio interno, mesinhas sob as árvores e um salão fechado que acomoda grupos grandes.

Sou recebida por uma mulher de sorriso acolhedor. Só tem mais uma mesa ocupada. E mesmo assim, a refeição é impecável.

Tenho tendência a ficar obcecada com certos pratos — e isso vale pro palak paneer. Esse cozido de espinafre com queijo típico indiano é meu equivalente da margherita da pizzaria: o padrão de referência, digamos. Mas hoje resolvi deixar a casa me guiar.

Curry de porco vindaloo servido no thali – R$50

No cardápio: algumas entradas, seis curries (três vegetarianos e um vegano), e os pães – chapati e naan.

Escolho o curry de porco vindaloo, por sugestão da atendente. A carne está super macia e o curry espesso aquece o paladar com mil sabores. Não é uma questão de julgamento de valor, mas é fato: a cozinha carioca não é exatamente famosa pelo uso de especiarias. Aqui, é uma viagem completa. Tudo delicioso. O baighan bartha, um purê de berinjela defumada, foi um dos melhores que já provei. O meu curry estava bem apimentado, então vale perguntar o nível de pimenta na hora de pedir.

A conta: R$62,70 com um guaraná.


Hoje Tem Curry!
R. Manuel Carneiro, 34 – Santa Teresa, Lapa – RJ, 20241-120
Aberto todos os dias, sem pausa.

Tags:

Laisser un commentaire