Paraty em 4 endereços

Você, com certeza, já deve ter feito o nome dessa cidadezinha colonial chegar aos seus ouvidos. E ainda bem, porque entre águas cristalinas, exposições de artesãos locais e cachoeiras nos arredores, essa pequena tem muito a oferecer. Aqui 4 lugares que vão deixar a estadia ainda mais agradável.

🇫🇷 Leia este artigo em francês

Onde se deliciar : Thaï Brasil, R. do Comércio, 308 A

Você vai dizer: um restaurante tailandês no Brasil, que ideia. Mas depois de uma semana de arroz com feijão pontuada por pão de queijo no Rio, é bem provável que um tom kha khai faça você sonhar acordado.

📍 O que dá vontade de ficar: o pátio colorido super agrádavel
🛒 O que dá prazer: a parte de mercearia, super completa
🍛 O que faz voltar: o curry verde


Onde se acabar nas compras : Capim Limão, R. Maria Jacome de Mello, R. da Lapa, 366

Paraty é um paraíso pra quem quer encher a mala: vi os biquínis mais lindos da minha vida (de todos os destinos), artesanato local e de comunidades indígenas, e lojas de roupas que me lembraram que dá pra se vestir de outro jeito além de short jeans e chinelo. Capim Limão é uma dessas lojas — com um atendimento super caloroso.


Onde tomar um bom café : Montañita Cafés, R. da Matriz

Foi aqui que tomei o café mais estranho da minha vida. A casa oferece grãos brasileiros com diferentes métodos de extração, mas também colabora com Jorge Ferreira, um botânico famoso do país, que cria receitas bem originais.

Naquela manhã, achei que ia acordar com um bom café filtrado, e acabei vivendo uma experiência de paladar ousada. Olhando melhor o cardápio, entendi que tinha pedido um café com pacová — uma planta tropical da América do Sul com sabor bem intenso. Não foi meu favorito, mas valeu pela originalidade.


Onde se inspirar: Muvuca Livraria, R. Com. José Luiz, 255

Uma livraria tão fofa quanto seus livros são engajados. Muitos títulos sobre racismo, feminismo, todos em edições lindas. Tem até uma seleção de vinis — dá pra levar um pedacinho do Brasil pra ler e pra ouvir.


E o resto?

Paraty é cheia de surpresas e é o passeio ideal pra descansar da bagunça carioca. Se o tempo permitir, não perca um passeio de barco.

Como chegar:

  • De Ilha Grande: empresas como a Top Transfer Brasil oferecem transporte combinado (barco + van, cerca de R$220)
  • Do Rio de Janeiro: ônibus a partir da Rodoviária ou transfer privado (aprox. 5h de viagem)

Tags:

Laisser un commentaire